sábado, 30 de outubro de 2010

Comemoração do Centenário da República


Durante o mês de Outubro os alunos do 2º, 3º e 4ºanos foram à escola EB2,3/S Bela Vista, escola sede de Agrupamento, assistir ao espectáculo comemorativo do Centenário da República promovido pelas professoras bibliotecárias e o departamento de Ciências Sociais.

No auditório da biblioteca, viram e ouviram D. Paio, cavaleiro da Ordem de Santiago, a República, Manuel de Arriaga, Afonso Costa e Bernardino Machado.

Foi um espectáculo cheio de cor, efeitos de luz e fumos, apresentado por D. Paio, uma vez que o nosso Agrupamento se chama Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant'Iago.
As personagens de cera foram criadas pelo artista plástico Jorge Gameiro, assim como toda a encenação com o apoio das professoras bibliotecárias e do professor Jorge Lima. Deram voz às personagens o próprio artista plástico e os professores Sandra Serra, António Rosa, Emanuel Ribeiro e Amilcar Caetano. O arranjo musical e o trabalho de gravação de som foi da responsabilidade da professora de Música, Elsa Mobilha e do Sr. Luís Gabriel da rádio Jornal. O texto dito pela República foi criado pela profª Gertrudes Risso e o PowerPoint pela profª Cristina Santos.
No auditório a sessão terminou com a apresentação de DVD's a partir dos quais todos puderam ver como se criam as figuras de cera e as figuras de silicone. Depois puderam ainda descobrir a diferença de materiais, mexendo em exemplos deixados pelo Sr. Jorge Gameiro.

No final os alunos do 4º ano puderam jogar "Jogos tradicionais" da época, sugeridos pela animadora Liliana, feitos pela turma CEF1, decorados e dinamizados pela animadora Andreia e a mediadora Cristina.

Para aqueles que não assistiram aqui fica um cheirinho...


D. Paio:





República:


Parabéns ao Sr. Jorge Gameiro e um muito obrigada à Direcção por ter oferecido este espectáculo, a partir do qual todos puderam aprender algo de modo diferente...

Sem comentários: