segunda-feira, 8 de março de 2010

Autora Zaida Sanches na "Semana da Leitura"







Zaida Sanches, autora da colecção "Stera", esteve no dia 2 de Março no auditório da BE da escola sede - EB2,3/S Bela Vista.
Com a colaboração da Associação Cabo-verdiana veio de Cabo Verde lançar a sua obra em Portugal, começando a fazê-lo no nosso Agrupamento.

Os alunos de 2 turmas - profª Sandra Jesus e prof. Joaquim foram assistir e gostaram imenso.

A autora começou por explicar o motivo de intitular a colecção de Stera:
A intenção de designar a colecção “Stera” (utensílio artesanal) é chamar atenção sobre a necessidade de voltar aos tempos de outrora, recordando que a “esteira” era um tapete, onde as pessoas se sentavam e reflectiam sobre as coisas da vida, havendo troca de conhecimentos entre os novos e os mais velhos.
No final cada aluno teve de presente um dos livros da colecção:


Pois, pois... a Sécil e o Rotary Club Setúbal - Sado patrocinaram este nosso presente.

E já agora, quem quiser saber um pouco mais sobre Zaida Sanches, aqui fica uma breve biografia da autora e algumas declarações que a mesma fez à Inforpress - agência de notícias de Cabo Verde:

Zaida Sanches, nascida em 1973, na Cidade da Praia (Ilha de Santiago), trabalha no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, é licenciada em Ciências da Comunicação e mestranda em Ciência Política da Cidadania.

Começou a escrever para crianças porque é mãe de duas meninas, afirmando que:

“A ideia é que as crianças retirem tudo o que há de bom nesses contos, que ganhem o gosto pela leitura. A interpretação vai depender de cada um, porque o livro desperta atenção mesmo nas crianças que ainda não sabem ler, devido às ilustrações. E se essas crianças conseguirem ganhar amor pela leitura a partir dos meus contos, um dos meus grandes objectivos vai estar atingido”.

Ainda que:
“Os pais também têm de desenvolver este hábito nos filhos. Os livros devem passar a fazer parte dos presentes dos filhos. A lacuna não está apenas nas crianças, que não lêem, está também na postura dos pais, que devem influenciá-las em casa. Quem lê consegue fazer voos para outros mundos, mesmo sem os conhecer”.

Sem comentários: