sábado, 14 de março de 2009

"Semana da Leitura"

Este ano a "Semana da Leitura" intitulada "Perlim... Pim...Pim... e o meu conto preferido era assim..." foi festejada de 2 a 6 de Março com a vinda de alguns pais/enc. de educação, que nos vieram contar o conto que os marcou mais na infância.

No dia 2 a turma nº31 foi ler mais um conto do livro "Contos para rir", "Os três desejos" da autora Luísa Ducla Soares, no nosso mundo dos livros "a biblioteca".
O conto foi lido por vários alunos e cada um tinha de fazer uma pergunta aos colegas sobre o que leu.Foi uma sessão bem divertida!


No dia 4 vieram os pais/enc. de educação à escola:


- A mãe do Pedro da turma nº33 preferiu ler na sala de aula. Mostrou-nos o livro da 4ª classe (4ºano), muito bem cuidado, do qual nos leu três contos: "O sábio que sabia tudo" de José de Lemos; "Lá se foram os peixes" de Júlio César e "O gato Barrabás" de Raúl Brandão.
Depois a pedido da turma ainda leu um livro que gosta muito de ler aos filhos "O Espantalho Solitário" do autor Tim Preston



e ainda o conto "A casa feita de sonho" de Ricardo Alberty.
No fim vieram os pensamentos sobre a sessão: - a mãe do Pedro veio partilhar recordações da sua vida com muita alegria; veio partilhar e recordar; veio partilhar os contos de que mais gostou na sua infância...

Na Biblioteca a mãe do André, a professora Dulce da EB1 JI de Setúbal, veio contar dois contos "A Caracolinhos" e a "História da gotinha de água", ambos em PowerPoint, à turma nº7 e à turma convidada, a turma nº40. Depois falámos sobre os contos, fizemos perguntas e no fim fereceu-nos imagens do 1º conto para fazermos o reconto da 1ª história na sala de aula, deixando um pedido: cada turma dar um fim diferente ao conto e enviar-lhe o trabalho para ela apresentar à sua turminha de 1º ano. Antes de se ir embora pediu ainda para prepararmos a apresentação de um conto para ela vir assistir à apresentação. Claro que ficou a promessa de ambas as turmas...

Depois veio a mãe da Sofia da turma nº31, fazer a apresentação dos mesmos contos que leu na sala do filho Pedro da turma nº33.

Gostámos muito de a ouvir... até fizemos o Jogo/Desafio com a professora Ana!
Antes de ir embora a mãe da Sofia recebeu um grande abraço e beijinhos da filhota. Que delícia!

Depois do intervalo da tarde veio a mãe da Joana contar-nos uma fábula de Esopo,



utilizando acetatos.



Recordámos o que é uma fábula, vimos o livro que nos trouxe com 1 fábula para cada dia do ano,



fizemos a caça aos títulos de 8 fábulas existentes numa "Sopa de Letras" e lemos...

No fim a filha agradeceu a vinda da mãe, abraçando-a. Foi um momento bem emocionante!

Em quase todas as salas de aula houve momentos de leitura, em que as "estrelas" foram encarregados de educação.
Obrigada pelo carinho e atenção que dedicaram às turmas dos vossos educandos.

Parabéns a todos!

Sem comentários: