Este ano recebemos nova verba atribuída pelo PNL e com ela adquirimos livros para a Pré-Escolar, 1º, 2º e 3ºciclos. Livros para leitura orientada (12 exemplares do mesmo título para ser trabalhado em sala de aula, para o 1º ciclo, e 13 exemplares para o 3ºciclo) e ainda livros para leitura autónoma (1 para cada BE). Com a ajuda do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Câmara Municipal de Setúbal, os livros do Pré e 1º ciclo já se encontram prontos a serem devorados pelos seus leitores, os do 2º e 3º ciclo foram tratados na BE da EB2,3/S Bela Vista.
Para que fiquem a conhecer um pouco dos títulos que chegaram à nossa BE, aqui ficam as imagens das capas e sua sinopse:
A coragem do leão aborda temas como a coragem, amizade, admiração, auto-confiança.
O Comboio dos Fugitivos aborda temas como os sentimentos, a importância de os expressarmos, o cuidado e atenção aos que amamos, a amizade.
A Rafaela é uma menina invulgar, sonhadora e criativa, com uma imaginação tão poderosa que muitas vezes não é compreendida pelos outros. Em algumas situações, por exemplo na escola, os colegas e a professora não lhe dão ouvidos, tal como os seus pais, o que deixa Rafaela um pouco triste e sozinha. Nessas alturas, a menina esconde os seus próprios pensamentos, com receio de ser mal interpretada. Mas o que ninguém esperava é que graças à imaginação de Rafaela todos seriam salvos de uma situação absolutamente assustadora.
Margarida Fonseca Santos, em Uma Questão de Azul-Escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros.
Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis.
Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre…
E se as palavras tivessem uma dimensão nova? E se brincássemos com os nomes como se de um jogo se tratasse? A leitura deste álbum não podia ser mais estimulante!
Este é um álbum repleto de histórias de nomes próprios, comuns, colectivos, improváveis, insatisfeitos e inventivos.
A Matemática pode ser divertida!!!
A sério. Não estou a brincar. Mesmo a sério. Ora, não acreditas? É verdade.
Se mesmo assim não te convenço, vem ver com os teus próprios olhos, aqui dentro. A Margarida Fonseca Santos escreveu e a Inês do Carmo ilustrou e no fim descobrimos esta coisa fantástica, a Matemática É Divertida.
Histórias para Contar Consigo é um livro ou um jogo?
O livro começa com uma história e no fim dessa história és confrontado com uma pergunta e várias possibilidades de resposta. A partir daí, a tua escolha leva-te a uma próxima história, uma nova pergunta e assim sucessivamente. No final terás aprendido mais sobre ti...
E ainda um livro adquirido com a verba da Feira do Livro do ano passado:
Esta, poderia ser mais uma história de Natal… Mas também poderá não ser. Pode ser uma história sobre a diferença, a indiferença, a confiança e a desconfiança e, até, sobre a importância da coragem e dos pactos de amizade...
Agora é só ir à BE e requisitar o que te pareceu mais interessante.
Boas leituras!
PB - Ana Fortuna