Um grupo de professores e a professora bibliotecária trocaram ideias e escolheram os seguintes títulos para serem trabalhados (leitura orientada) em sala de aula:
"Um rapaz invulgar" fala sobre
Albert que nasceu em 1879. Conta que não era um bebé particularmente bonito, pois era demasiado gordo e a sua cabeça parecia ser maior do que a dos outros bebés. Foi crescendo mas não se tornou um rapaz simpático - batia na irmã, enfurecia os professores e não tinha muitos amigos. Divertia-se a construir castelos de cartas, puzzles, a tocar violino e adorava os enigmas da geometria e da matemática. Na escola, era um rapaz discreto, pouco exuberante. Alguns professores avaliavam-no como sendo pouco inteligente. Contudo, os seus pensamentos estavam destinados a mudar o nosso mundo.
O livro "Sonhos na palma da mão", da autora Luísa Dacosta, fala sobre a avó de uma menina que lhe conta a história de um rouxinol vindo da China. A menina, curiosa e inquieta por natureza, logo imagina toda uma outra história sobre um passarinho que pousa sonhos na palma da mão.
"O Rapaz que vivia na Televisão"
O Tiago era um rapaz com a mania da televisão. Mal acordava, carregava no botaozinho mágico e... zás entrava-lhe na sala a locutora da franjinha... «despacha-te, Tiago, que chegas atrasado à escola!». Um dia o aparelho de televisão avariou-se...
E que tal? Gostaram da surpresa?