quinta-feira, 20 de junho de 2013

Kit SOBE

Este ano recebemos para a nossa BE um Kit com materiais sobre Saúde Oral – o Kit SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). Uma iniciativa da Direção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares:

…”O "Kit" SOBE é uma filosofia e um desbloqueador de projetos e ideias, é um "post-it" gigante para que os jardins Infantis, as escolas, professores, educadores, alunos e pais se lembrem que a saúde oral é fundamental para a qualidade de vida...todos os dias.

O conjunto de materiais que compõe o Kit pretende suscitar a vontade dos estudantes e os educadores para explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios de competência e de conhecimentos.

O objetivo final do projeto é permitir aos alunos e aos professores que, com pretexto no desenvolvimento deste programa de saúde oral, adquiram motivação extra para aprender e praticar a linguagem, a leitura, a escrita e as capacidades matemáticas e criativas…”

Como não podia deixar de ser o Kit foi apresentado à maioria das turmas e disponibilizadas cópias de materiais para serem trabalhadas em sala de aula.

Com a professora bibliotecária Ana Fortuna foi trabalhado o conto “Kiko, o dentinho de leite”, divulgadas canções alusivas ao tema aos mais novinhos e ainda proporcionada a experimentação do Quadro Interativo.














Boas férias e SORRISOS Lindos e Limpinhos!

PB- Ana Fortuna

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"A lenda do golfinho voador" e o concurso "Conta-nos uma história!"

Este ano a T13 concorreu ao concurso “Conta-nos uma história!” Podcast na Educação, promovido pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e em parceria com a Microsoft.
Com o apoio da professora bibliotecária e a supervisão da professora e amiga Teresa Martinho Marques foi enviado o trabalho que se segue, produzido com base nos programas Movie Maker e Audacity:


Foi uma tarefa muito trabalhosa... mas que deu muito prazer criar, com base numa das histórias do livro "Histórias dos Roazes do Sado" da autoria de Raquel Gaspar.
Este ano foram a concurso 335 histórias... muitas histórias... muitos concorrentes...

Parabéns a todos os concorrentes em especial aos vencedores!

Queres ver e ouvir os trabalhos vencedores? Então clica aqui

PB- Ana Fortuna