domingo, 19 de junho de 2011

Alertas para o uso da Net com segurança

Na manhã do dia 17 de junho, no auditório da BE da sede, houve uma sessão sobre Net Segura, dinamizada pelo professor Leonel Silva para 4 turmas do 4ºano, no âmbito do Plano Anual das Bibliotecas do AVEOS:
- 2 da EB1 nº7 de Setúbal (turmas das profªs Mª José Carrasco e Sandra Jesus);
- 2 da EB1/JI de Setúbal (turmas das profªs Ângela Santos e Helena Chagas).
Foi uma sessão muito elucidativa, alertando para os perigos do uso indevido do blogue, do Faceboock, dos jogos, do e-mail e como se deve proteger o computador.

Depois de saber quem usa a internet, quem tem faceboock e quem tem e-mail, o prof. Leonel levou os alunos a pensarem no modo mais correto de utilização destas ferramentas, partindo de pequenos filmes.

Parabéns ao Rodrigo, da turma 51, pois colaborou imenso com respostas muito sensatas e conhecedoras.
Agora é só recordar o que aprenderam e se quiserem aprender mais, é só clicar aqui.
Divirtam-se, mas cuidado...não se esqueçam que o perigo está sempre à espreita!
Boas férias!
PB- Ana Fortuna

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalho de grupo na BE com os Magalhães...

Os alunos da turma 22, de 2º ano, da professora Helena Romano, fizeram um trabalho de pesquisa de informação sobre "A água" na BE, com o apoio da professora bibliotecária.
A partir de um guião, criado pela profª titular, procuraram a informação necessária à execução do trabalho em livros, uns selecionados na biblioteca e outros requisitados na biblioteca da EB1 nº5 de Setúbal. Aprenderam a consultar o sumário e o índice para procurar a página ou páginas com a informação desejada. Registaram a informação no guião, depois de discutida em grupo, selecionaram imagens e a seguir construíram um PowerPoint.
Aqui ficam algumas imagens:




Como já utilizam o Magalhães desde o ano passado, mostraram que já vão sendo muito mais autónomos.



PB- Ana Fortuna