quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Exposição"

De 7 a 14 de Janeiro de 2009 esteve patente na Biblioteca Pública de Setúbal uma exposição intitulada por “Pequenos Artistas”, composta por trabalhos da turma nº19 da EB1 nº5 de Setúbal (telas pintadas) e de 7 turmas da EB1 nº7 de Setúbal (chapéus-de-chuva com decorações alusivas a livros infantis).
Na manhã do dia 7 foi a sessão de abertura onde estiveram presentes a turma nº19 do Peixe-Frito acompanhada pelo respectivo professor António João e a auxiliar de acção educativa D. Anabela, a turma nº33 da Fonte do Lavra da professora Ana Luísa e a auxiliar de acção educativa D. Fernanda, pais/encarregados de educação das duas escolas, a Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento - Drª Solange e a representante do primeiro ciclo também do CE – Drª Helena Romano, a Drª Lígia – Bibliotecária a Coordenar o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, as animadoras da Biblioteca Pública - Ana Sofia e Mónica e a Coordenadora das duas BE, a professora Ana Fortuna.
Foi uma manhã muito produtiva pois proporcionou a troca de saberes entre as turmas envolvidas e um convívio muito saudável: a turma da EB1 nº7 apresentou um PowerPoint criado com base no conto “A Princesa da Chuva” da escritora Luísa Ducla Soares e imagem da ilustradora Fátima Afonso dado ser este o trabalho alusivo ao chapéu-de-chuva da sua turma
e a turma da EB1 nº5 partilhou o dizer de duas poesias – uma criada pela própria turma com base nas experiências vividas aquando da pintura das telas e outra do autor José Jorge Letria intitulada “A borracha”, por ser este o utensílio mais usado na criação das imagens que deram vida às telas.

Se gostarem de poesia e tiverem curiosidade espreitem o blogue da EB1 nº5 de Setúbal.

Aqui ficam algumas imagens:

Nós gostámos muito da experiência...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Gostamos de ler e ouvir ler...

Este ano já lemos vários livros... mas há um que achámos bem divertido - "O Fantasma das Cuecas Rotas" da autora Isabel Ricardo Amaral.

Cada um fez o resumo do livro e para que fiquem a conhecer a história e se divirtam um pouquinho, aqui fica o trabalho da Sara da turma nº34:

Era uma vez um fantasma muito distraído e brincalhão. Um dia foi escorregar num corrimão velho e gasto e rasgou as cuecas. Nesse mesmo dia foi baptizado com o nome de «Fantasma das cuecas rotas». Todo triste com o nome que lhe tinham posto, decidiu mudar de casa porque todos os fantasmas que o conheciam gozavam com o seu nome.
Em casa recebeu um convite para uma festa na sua antiga casa. Ele pensou 2 vezes antes de ir, pois tinha medo de ser gozado de novo. Mesmo assim decidiu ir à festa para conhecer novos fantasmas.
No dia da festa estavam todos animados quando o fantasma viu uma fantasminha muito triste e, resolveu ir ter com ela, perguntando-lhe o seu nome e porque estava tão triste. Ela respondeu-lhe:
- Chamo-me Fantasma do Vestido ao Contrário.
Depois de se apresentarem, a fantasma contou-lhe a sua história e disse-lhe que ele foi a primeira pessoa que não se riu do seu nome e o fantasma disse-lhe a mesma coisa.
Desde esse dia ficaram amigos e em vez de assustarem as crianças, brincavam com elas. Perceberam então que para ser fantasma não é preciso assustar crianças.

Gostaram? Se puderem não deixem de ler o livro. Ah! E as imagens... são fabulosas!

"Dia da Alimentação"

Para comemorar o dia 16 de Outubro, as turmas do 4ºano foram à cozinha fazer pãezinhos com chouriço para toda a escola e falámos sobre "Alimentação saudável".
Na cozinha já havia massa de pão feita. Sabem como é... da que se compra já pronta a ir para o forno.
De bata ou avental, mangas arregaçadas e mãos muito bem lavadas, cada um esticou a massa necessária para fazer 1 pão. Depois foi só recheá-la com chourição já cortadinho e enrolá-lo.
Que divertido!


Claro que as senhoras cozinheiras já tinham cortado a massa em bocadinhos para não perdermos tempo, nem haver confusão...

Já moldados, os pães foram ao forno em tabuleiros polvilhados de farinha para não se pegarem, e de seguida foram ao forno a cozer.


Bem lourinhos e acabadinhos de sair do forno foram distribuídos pelas turmas, cortados em pedaços.

Hum! Que cheirinho!
Que dia tão rico de sensações... e que jeitinho temos...

Experimentem e verão que também conseguem fazer.

Cuidado, se forem da nossa idade ou mais novos, façam a experiência na companhia de um adulto ou peçam-lhe ajuda para colocar o pão no forno... pois podem queimar-se.

Torneio de Futebol - inter escolas

EB1 nº7 de Setúbal X EB1 nº5 de Setúbal

No dia 26 de Novembro fomos à escola nº5, que fica no bairro do Peixe Frito e participámos no torneio de Futebol. Partimos da nossa escola às 10 horas acompanhados pela Dona Irlinda, a animadora Sandra e é claro a nossa professora!
Fizemos o percurso a pé e passámos pelo Centro Comercial Dufa e os “Idolos da Praça”. Continuámos pela avenida Professor Bento Jesus Caraça e ficámos a saber onde alguns colegas moram. Quando chegámos à escola nº5, ainda pudemos assistir ao jogo que estava a decorrer: Heróis x Manteigadas. Enquanto esperávamos que o jogo terminasse lanchámos e quando terminámos fomos jogar. Na 1ª parte estávamos a vencer 4-3. O João marcou 2 golos e o Miguel outros 2. Na segunda parte marcámos mais dois golos e ficámos empatados. Nos últimos minutos a outra equipa marcou um golo e desta forma, perdemos 7-6.
Finalmente, e apesar de termos perdido, gostámos muito de participar no torneio de futebol.
Parabéns à equipa!
Turma nº34